A marca representa mais do
que o produto
.
Estabelecer
uma marca no mercado é a verdadeira arte do marketing. Não se consome o
produto, senão a imagem que se tem do mesmo. Construir uma marca não é
só dar um nome a um produto, senão também, gerar uma experiência. Uma
marca é um nome, mas quando a marca é poderosa, faz pensar em muito mais
coisas. O público estabelece suas preferências tendo em conta a marca.
As marcas representam mais do que o produto::
Representam uma configuração
de serviços, valores e
promessas feitas pelos
representantes e vendedores.
Se os consumidores comprassem
produtos sem importar-lhes os
serviços, os benefícios e todos
os produtos fossem os mesmos, os
mercados se baseariam
exclusivamente no preço. As
companhias sempre poderiam
especializar-se em fabricar a
versão mais sofisticada do
produto e cobrar um preço alto
para assim cobrir seus custos.
Assim os bens seriam produtos de
luxo, com uma qualidade,
terminação, durabilidade,
rendimento e estilo superiores.
Mas muitas vezes ocorre que o
preço supera o aumento real da
qualidade.
Esta versão
sofisticada do produto pode existir sempre que existam compradores
que queiram sustentar os esforços dos produtos conscientes de
qualidade superior.
Em quase todas as
categorias de produtos existem companhias que oferecem o melhor. As
vezes você se surpreende pela irrupção de um novo competidor que
estabelece um preço muito alto. Um exemplo seria
Haagen-Dazs, que se promoveu como uma
marca de sorvetes de alta qualidade, a um preço jamais antes cobrado.
Muitas pessoas se queixam de que alguns fabricantes proporcionam mais do
do que elas pedem e no entanto seguem pagando o preço mais alto. O
posicionamento de valor mais exitoso seria oferecer aos clientes e seus
compradores potenciais "mais por menos".
Em definitivo, cada
marca deveria adotar uma estratégia de posicionamento de valor
destinada a seu mercado objetivo. A proposta de "mais por menos"
atrairá a um mercado objetivo, "menos por muito" atrairá a outro.
Prof. Philip Kotler
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