OS RITUAIS NO CAFÉ DA
MANHÃ SÃO SAGRADOS
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90%
dos consumidores confiam nas mesmas marcas para enfrentar o dia a cada
manhã e 75% das pessoas se sente irritada quando sua rotina se vê
interrompida, segundo um estudo realizado em todo mundo por BBDO
Worldwide, companhia pertencente a Omnicom Group, que fez públicos os
resultados de um ambicioso estudo de âmbito mundial. O estudo, titulado
"BBDO: A guia dos rituais", é o projeto de investigação mais amplo
levado a cabo por BBDO até o momento. O que descobrimos é que a gente é
mais parecida do que se crê, o qual é perfeito para os profissionais do
marketing, explica Tracy Lovatt, diretora de planejamento do
comportamento de BBDO USA e uma das artífices do estudo.
Desde o ponto de vista
emocional, os rituais são uma parte fundamental das vidas das
pessoas em todo mundo.
Ajudam-nos a passar de um estado anímico a outro, como por exemplo, a
maneira em que cada um se levanta da cama e se prepara para enfrentar o
dia. Todos nós repetimos uma série de passos para esta transformação.
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O
único que varia de um país a outro, é a execução. Desta forma, graças um
melhor entendimento dos rituais, é possível descobrir diferentes pautas
que consigam mudar o comportamento de os consumidores e decifrar idéias
que ajudem a desenvolver novos negócios. Um exemplo disto, são as marcas
que já estão consolidadas na rotina de os consumidores e às que se
sentem muito unidos.
São as chamadas "Marcas fortaleza". Por isso, o objetivo de BBDO foi
descobrir pautas que possam ajudar a atrair às pessoas para as marcas.
Segundo o estudo, os rituais são séries definidas de ações que,
emocionalmente, movem às pessoas de um lugar a outro. Trata-se de
seqüências que se foram desenvolvendo com o passo do tempo e que fazem
sentir bem à gente. Assim, o trabalho de BBDO se centrou nos 5 rituais
mais comuns em todo mundo:
• Preparar-se para a
batalha: Sair de nossa borbulha prontos para enfrentar o dia. É a
seqüência mais agitada e estrita. Inclui uma média de sete passos
que preparam à gente para seu dia a dia. As tarefas mais comuns são:
• escovar-se os dentes (realizado por um 82% das pessoas de todo
mundo),
• seguido por banhar-se ou banhar-se, (74%)
• tomar café da manhã (74%).
Por países, a população
chinesa é a mais estrita quanto a hábitos:
• um 96% tem uma
rotina, comparado com o 79% global),
• enquanto os consumidores de eua são os mais leais a suas marcas:
94% frente ao 82% general.
• O Banquete: O prazer de comer para reunir-nos com nossa gente,
passando da solidão à integração num grupo. A parte fundamental
deste ritual é a idéia de compartilhar.
Os estadunidenses são mais
proclíves a ficar em restaurantes, enquanto aos espanhóis e franceses,
agrada-lhes mais fazê-lo em casa.
• Sexo: Um prazenteiro
ritual, não isento de estresse (especialmente para as mulheres), que
nos leva de nosso estado habitual ao mais fabuloso de nossos
estados. Geralmente, a gente diz que o sexo é espontâneo (um 78%),
no entanto mais do 50% das pessoas esperam ao fim de semana pára
praticá-lo. Os chineses são os mais habituais das "citações sexuais"
(41% frente ao 9% general). A raiz destes dados, pode-se concluir
que talvez o sexo não é tão espontâneo como à gente lhe agrada
pensar. (deve ser por isso que são tantos... :)
• Voltar ao campo: O momento do dia no que nos relaxamos e
respiramos, mudando a tensão pelo relax. Compreende um total de 4
horas e abrange uns 5 passos. Este ritual começa pelas 20:00 h. O
exemplo mais claro do final do dia é a mudança de vestuário, por
exemplo pôr-se o pijama.
• 2 de cada 3 pessoas terminam o dia com os meios de comunicação: um
66% vêem a TV pela noite; 1 de cada 5 lêem o jornal e mais de 1 de
cada 3, conectam-se a internet.
• Proteger-se do futuro: O último momento do dia em que todos nos
protegemos e nos sentimos seguros antes de encarar a seguinte
jornada. Normalmente inclui atividades como deixar a pasta ou bolsa
pronta frente à porta, preparar a roupa para o dia seguinte. Para
maridos e pais, o dia não se dá realmente por concluído até que não
comprovaram que os meninos se encontram bem ou até que não estão
perfeitamente fechadas todas as portas e janelas.
Neste ritual, mais de 50%
das pessoas usa sempre os mesmos produtos e 4 de cada 5 pessoas se
mostram irritadas quando suas marcas habituais não estão
disponíveis.Segundo as conclusões do estudo, as marcas têm a
oportunidade de conectar emocionalmente com os consumidores graças ao
entendimento das transformações que provocam neles os rituais e do papel
que cada uma das marcas pode jogar em ditos rituais. Da mesma forma que
a gente se prepara para seu próximo fim de semana, BBDO lhes convida a
pensar em suas próprias atividades, de segundas a sextas-feiras:
• Que é o que as faz
diferentes ?
• Qual é seu estado emocional ?
• Que produtos usam ?
Isto é o que BBDO denomina
o ritual dos ritmos de vida… que pode dar uma perspectiva de primeira
mão sobre o que este estudo está tratando de mostrar. O estudo "BBDO: A
guia dos rituais" foi dirigido por equipes de BBDO em EUA e Europa. Para
sua elaboração foram necessários: 9 meses de trabalho em 26 países
diferentes, gravaram-se 2.500 horas de comportamento humano e
documentação, se encuestaron a mais de 5.000 pessoas, e se realizaram
também numerosas entrevistas a especialistas em psicologia, nutrição e
sociologia. |