A
diferença entre um nome e uma marca
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Se você tivesse a opção de
comprar, pelo mesmo preço, todas as fabricas da Coca-cola ou a marca,
que elegeria? Não tenha dúvidas que a marca. E é que você não consome um
produto senão a imagem que tem do mesmo. Construir uma marca não é só
dar um nome a um produto, é gerar uma experiência. Isto significa ter em
conta o contato que a gente tem com a marca. Trata-se de que cada uma
dessas experiências seja positiva.
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Uma marca é um nome, mas quando a marca é poderosa faz pensar em muitas
coisas mais, não só no nome. Você pode fazer a prova perguntando à gente
que é o que lhe vem à mente quando a vê. Se dizem: Só o nome, então não
é uma marca forte. Para que seja uma marca sólida têm que lhe vir
muitas, mas muitas coisas à cabeça. Os exemplos podem ser variados, como
as personalidades dos que fundaram a empresa, a qualidade, o serviço, os
escritórios da empresa, as ações públicas realizadas, etc.
Os fundadores de Ben &
Jerry doam 7% dos ganhos da venda de sorvetes para a caridade e
quando compro um sorvete sei que parte de meu dinheiro vai ir para
uma boa causa. Paul Newman tem um condimento para saladas e pipoca.
Seu ganho também vai para obras de caridade. Há marcas que se têm
varias palavras. Por exemplo, Volvo se associa com segurança e
Federal Express com entrega em 24 horas. E se digo Mc' Donald's
surgem palavras como arcos dourados, Big Mac, caixinha feliz,
qualidade, limpeza.
A maioria dos
departamentos de marketing têm que trabalhar muitíssimo para desenvolver
uma imagem sólida da marca a fim de que o cliente tenha a sensação de
que se compra essa marca vai obter valor. Mas essa imagem pode ver-se
afetada, por exemplo, pelo contato com um representante da companhia,
que não está à altura da mesma, ou pelo packaging do produto que pode
estar deslocado ou enchendo-se de pó na estante mais baixo da gôndola.
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Demasiadas pessoas nas companhias passam o tempo manejando a imagem da
marca sem manejar o contato e a experiência que a pessoa tem com a
marca. Devem ter em conta todos os pontos de contato com a marca, não só
a imagem. Por isso, a pergunta que tem que se fazer o pessoal de
marketing é quais são os pontos de contato do cliente com a marca, que
impressão recebe através da publicidade ou do packaging, etc.
Prof. Philip Kotler
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